REFRAKOR é uma argamassa colante refratária com alto poder de adesão para assentar e rejuntar simultaneamente placas/tijolos refratários em áreas internas e externas. REFRAKOR é uma argamassa desenvolvida e projetada para assentamento em locais de uso doméstico e que não ultrapasse 400°C. Como, por exemplo, em churrasqueiras, lareiras, estufas de uso doméstico, fornos e fogões a lenha.
• Alvenaria de tijolo de barro maciço, paredes revestidas de reboco, concreto armado e pré-moldados à base de cimento.

A aplicação da argamassa refratária REFRAKOR, pode ser feita com desempenadeira denteada (8 x 8 x 8 mm) ou com colher de pedreiro. Se a escolha do instrumento de trabalho for a desempenadeira, então com o lado sem dentes, aplique uma camada de aproximadamente 5 mm de espessura na base e logo após, passe o lado denteado em um ângulo de 60° para formar os cordões. Repita o mesmo procedimento no verso da placa/tijolo refratário. Posteriormente, aplique com o lado liso da desempenadeira, um pouco de argamassa nas laterais da placa refratária para serem rejuntadas. Porém, se o assentamento for executado com colher de pedreiro, aplique aproximadamente uma camada de 8 mm de argamassa REFRAKOR no verso da placa refratária e uma camada por volta de 5 mm na lateral da mesma. Assente a placa/tijolo refratário na base e deslize até a posição final. Bata levemente com martelo de borracha e utilize movimentos vibratórios com as pontas dos dedos para obter  o total preenchimento do verso da placa com a argamassa refratária. Forme juntas de aproximadamente 2 mm entre as placas assentadas, removendo o excesso de argamassa. Caso se encontre a necessidade de um melhor nivelamento no assentamento, utilize espaçadores entre as juntas e retire após secagem da argamassa colante. Aguarde por volta de 40 minutos e faça o acabamento final com esponja limpa e úmida nas placas refratárias. Não utilize produtos à base de ácido para fazer a limpeza.

É necessário que o substrato padrão esteja com um mínimo de 14 dias de cura. Toda superfície a ser usada deve estar firme e plana para que o assentamento tenha um melhor resultado. Em ambientes onde existam insolação e corrente de ar em excesso, a superfície de aplicação deve ser pré-umedecida sem saturá-la. Toda base deve ser inspecionada para verificar a existência de rachaduras , trincas e partes ocas para que não prejudiquem o bom assentamento. Toda base onde será usada a argamassa, assim como todas as placas refratárias, devem estar livres de qualquer tipo de gordura, graxa, óleo, tinta, poeira ou qualquer outro tipo de substância que venha prejudicar o bom desempenho de ancoragem da REFRAKOR.

Toda argamassa colante deve ser preparada em masseira ou balde plástico de fundo liso, manual ou mecanicamente, protegido do sol, chuva e vento. O REFRAKOR deve ser preparado na seguinte proporção: 5 Kg de argamassa para cada um litro de água (Dependendo das condições climáticas, se tolera usar até 20% a mais de água). Toda a argamassa, depois de misturada, até se obter um resultado homogêneo, deverá repousar de 10 à 15 minutos, para que os aditivos possam agir e atuar na mistura. Após esse tempo, mexer novamente antes de usar para que a argamassa fique leve e com boa trabalhabilidade. Toda argamassa deverá ser usada no período máximo de 2 horas após o preparo e não é permitido por normas, adicionar água além do necessário, especificado nesta instrução, pois caso contrário suas características serão alteradas.
8 Kg/m² para assentar e rejuntar simultaneamente placas refratárias com formato de 230 x 110 x 25 mm.

  • O consumo poderá variar dependendo das condições da obra.

Saca (5 kg)
Cinza
Mantenha o produto em sua embalagem original fechada em local fresco e arejado e em estrados elevados do solo com empilhamento máximo de 1 m de altura.
Respeitadas as condições de estocagem, o produto tem validade de 6 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem.