KOLAPLUS é uma argamassa colante industrializada disponível nas cores cinza e branco, com desempenho superior. Possui em sua formulação agregados minerais de quartzo, cimento de alto desempenho e aditivos especiais. Feita de acordo com a Norma Brasileira – NBR 14081. Devido ao alto teor de polímeros, proporciona uma ótima flexibilidade e excelente aderência química, característica indispensável para assentamento duradouro de revestimentos cerâmicos de baixa absorção de água como porcelanatos.
Piso comum (absorção maior que 3%), Piso tipo grés polido e retificado e Porcelanato, apenas em assentamentos no chão. Deve-se respeitar o formato máximo de porcelanato  até 80 cm x 80 cm.  Para assentamentos de porcelanatos em paredes e áreas externas é recomendado utilizar CARGA PESADA. Porcelanatos maiores que 80 cm x 80 cm e sobreposição interna é recomendado utilizar SUPERKOLA ACIII. Assentamento de pedras naturais, pastilhas e sobreposição externa recomenda-se utilizar ULTRAKOR ACIII.

1 Limpar o tardoz (verso) da cerâmica removendo todo o resíduo existente (óleos, gorduras, tintas, etc.), inclusive em forma de pó, como por exemplo, o englobe;

2 Classificá-las por tamanho conforme especificação nas caixas;

3 Classificá-las por tonalidade conforme especificação nas caixas. 

É necessário que o substrato padrão esteja com um mínimo de 14 dias de cura. Toda superfície a ser usada deve estar firme e plana para que o assentamento tenha um melhor resultado. Em área de aplicação interna maior que 24 m² recomendam-se usar juntas de dilatação. Se o contrapiso estiver localizado em áreas úmidas recomenda-se impermeabilizar o local para depois fazer o assentamento de cerâmica (utilize o impermeabilizante KORTAFLEX). Em ambientes onde existam insolação e corrente de ar em excesso, o contrapiso deve ser pré-umedecido sem saturá-lo. Toda base deve ser inspecionada para verificar a existência de rachaduras, trincas e partes ocas para que não prejudiquem o bom assentamento. Toda base onde será usada a argamassa deve estar livre de qualquer tipo de gordura, graxa, óleo, tinta, poeira ou qualquer outro tipo de substância que venha prejudicar o bom desempenho de ancoragem da KOLAPLUS. 

Toda argamassa colante deve ser preparada em masseira ou balde plástico de fundo liso, manual ou mecanicamente, protegido do sol, chuva e vento. De acordo com sua formulação, KOLAPLUS de ser preparada na seguinte proporção: 5 kg de argamassa para cada 1 litro de água ou 20 kg de argamassa para cada 4 litros de água (dependendo das condições climáticas, se tolera usar até 20% à mais de água). Toda a argamassa depois de misturada até se obter um resultado homogêneo, deverá repousar de 10 a 20 minutos, para que os aditivos possam agir e atuar na mistura. Após esse tempo, mexer novamente antes de usar para que a argamassa fique leve e com boa trabalhabilidade. Toda argamassa deverá ser usada no período máximo de 2 horas após o preparo e não é permitido por normas adicionar água além do necessário especificado nesta instrução, pois caso contrário suas características serão alteradas. Depois de preparada a argamassa deve ser protegida do sol, chuva e vento. 

Recomenda-se que o profissional aplique a argamassa KOLAPLUS com o lado liso da desempenadeira denteada formando na base, onde vai ser assentado o revestimento cerâmico, uma camada uniforme de 3 a 4 mm de massa, em um plano de 1 m². Com o lado denteado da desempenadeira em um ângulo de 60° formar cordões para um melhor nivelamento e assentamento das peças cerâmicas a serem assentadas. Sempre aplicar KOLAPLUS em pequenos planos de 1 m² para evitar a formação superficial de uma película esbranquiçada (fim do tempo em aberto) que irá prejudicar a ancoragem das peças cerâmicas. Deslocar perpendicularmente as peças cerâmicas em relação aos cordões de argamassa para que os espaços entre cordões fiquem totalmente preenchidos. Por norma, peças cerâmicas maiores que 30 cm x 30 cm (900 cm²) são consideradas grandes formatos e requerem dupla colagem (argamassa na base a ser assentada e no tardoz (verso) da cerâmica). A cada 3 m² deve ser feito o teste de aderência, arrancando uma peça e verificando se o tardoz da peça está totalmente preenchido (impregnado) de argamassa.Resíduos de argamassa sobre as cerâmicas deverão ser removidos com pano úmido antes que a argamassa comece a secar. Aguardar no mínimo 72 horas para iniciar o rejuntamento das placas cerâmicas, para posteriormente liberar para tráfego.

Desempenadeira dentada Rendimento
8 mm 4 kg/m²
10 mm 5 kg/m²
12 mm 6 kg/m²
Dupla colagem com desempenadeira  de 8 mm 7 kg/m²
  • O consumo poderá variar dependendo das condições da obra.

Saca (20 kg)
Cinza

Branca

Apesar de não oferecer graves riscos de contaminação, toda argamassa deve ser manuseada com certos cuidados; Janelas, portas ou qualquer tipo de metal deverão ser protegidos do contato da argamassa colante; Utilizar equipamentos de proteção como luvas, óculos e máscaras; Manter longe do alcance de crianças e animais; Em contato com os olhos lavar com água limpa em abundância, seguido de exame e orientação médica; Caso ingerido, procurar médico imediatamente.
Manter o produto em embalagem original, fechada, em local fresco e arejado. Empilhamento máximo em paletes com 12 sacas de altura e no máximo 3 paletes sobrepostos.
Respeitadas as condições de estocagem, o produto tem validade de 12 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem. 
Para alcançar os resultados desejados de acordo com a categoria do produto é necessário seguir corretamente as instruções da embalagem.